6 pontos cruciais para escolher uma solução de videoconferência

6 pontos cruciais para escolher uma solução de videoconferência

A videoconferência vem ganhando cada vez mais espaço no meio corporativo. Se antes essa ferramenta era usada apenas pelos amantes dos jogos online, hoje o mercado entra em uma nova onda: a solução de videoconferência para as empresas. Seja para reunião de negócios ou para responder a um ticket de suporte, a conversa em vídeo vem adentrando nas rotinas organizacionais.

Mas nem todas as soluções disponíveis conseguem dar conta da demanda que muitas empresas enfrentam. Por isso é essencial escolher a ferramenta correta e evitar gasto de tempo e dinheiro.

Pensando nisso, nós separamos 6 pontos cruciais que você precisa ter atenção na hora de escolher uma solução de videoconferência. Confira!

1. Facilidade de instalação

Uma boa solução precisa facilmente ser integrada à rotina organizacional, sem demandar muita atenção ou consumo de tempo do pessoal da equipe. Priorize soluções simplificadas, principalmente no modelo de SaaS (Software as a Service).

Esse tipo de ferramenta oferecida no serviço de cloud costuma ser fácil de aderir e simples de cancelar a utilização.

2. Segurança das informações

Considerando que as videoconferências são usadas para diversos fins, inclusive para reuniões de negócio, a solução escolhida precisa ser segura. Ela deve ser capaz de manter as informações protegidas e não permitir que nenhum dado chegue ao acesso de pessoas não autorizadas.

3. Equipe de suporte

Quando falamos de tecnologia, alguns bugs são inevitáveis, não é mesmo? Então de nada adianta uma ferramenta robusta, segura e fácil de mexer, sem uma equipe de suporte apta para resolver os problemas.

Em algum momento você precisará de ajuda e é melhor ter certeza que pode contar com o suporte técnico antes de contratar uma solução.

4. Sistema adaptado ao seu negócio

Algumas soluções de videoconferência têm restrições quanto a seu uso e isso dificulta a utilização delas dentro de algumas áreas da empresa.

Nesse caso, o melhor a se fazer é delimitar onde você precisa da solução e que funções ela deve obter. Só depois disso é que você deve fazer a instalação. Essa é a única forma de ter uma ferramenta adaptada ao seu negócio.

5. Estabilidade da solução de videoconferência

Quando falamos de comunicação, a estabilidade da ferramenta é de longe a coisa mais importante a se considerar. De nada adianta uma dashboard interativa e milhares de APIs, se na hora de fazer uma call a latência sobe e começa a cortar a conversa.

6. Mobilidade

Ao buscar uma solução de videoconferência, lembre-se de considerar os imprevistos. Imagine, por exemplo, que algum dia você tenha que fazer uma reunião de urgência, mas não tem nenhum computador a seu alcance. O que aconteceria?

Sem uma solução que funciona em dispositivos móveis, provavelmente uma dor de cabeça seria garantia, não é mesmo? Por isso busque por produtos que oferecem, também, mobilidade para a videoconferência!

Agora que você já sabe os pontos que precisam de atenção e cuidado, é hora de buscar uma ferramenta, colocá-la na sua empresa e começar a usufruir dos benefícios. Afinal de contas, uma boa solução de videoconferência só tem a acrescentar para você e para seus clientes.

E aí, ainda tem dúvida das vantagens da videoconferência? Então dê uma olhadinha nesse texto em que a gente explica porque que a videoconferência aumenta a produtividade!

Compartilhe

Live A Reply