Call center na nuvem: descubra como administrar sua equipe

Call center na nuvem: descubra como administrar sua equipe

A computação em nuvem não é mais uma novidade. De fato, essa tecnologia já é adotada em muitos setores e suas vantagens são várias: mobilidade, facilidade para o trabalho em equipe, maior segurança, redução de custos e riscos, facilidade de implementação etc. Inclusive, quando se trata do call center na nuvem.

Ou seja, tendo em vista que essa medida funciona como as demais soluções de cloud computing, as vantagens são as mesmas. A diferença é o setor em que está sendo aplicada. No caso dos call centers, a maior vantagem dessa tecnologia está na administração das equipes e controle de indicadores de desempenho.

Ficou interessado? Então, confira como administrar equipes com o call center na nuvem!

Segurança

O primeiro cuidado ao se falar de tecnologia da informação, independentemente de qual seja a solução adotada, é a segurança. Afinal, ao fazer uso de uma nova ferramenta, a empresa torna-se dependente dela e qualquer eventualidade pode ser um desastre. Assim, as medidas básicas de proteção devem ser aplicadas ao cloud computing.

Logo, a presença de um bom antivírus, redes seguras de internet e backups alternativos é o mínimo que deve ser feito. Além disso, a escolha de administradores da conta precisa ser certeira. Ou seja, caso a segurança da senha seja comprometida ou haja um descuido por parte do administrador, isso é mais do que suficiente para uma longa dor de cabeça.

Produtividade e mobilidade

Graças ao call center na nuvem, o principal impacto na produtividade acontece pela mobilidade. Quem mais se beneficia disso é o gestor. Nesse sentido, por meio de aplicações mobile é possível fazer a edição de documentos e compartilhar arquivos, o que pode ser feito, inclusive, com a presença de colaboradores nas salas de trabalho virtuais.

Nesse caso, basta operacionalizar como será feito o trabalho em equipe, quem participará e quem pode editar as informações. O resultado é imediato: o aumento na produtividade já começa a acontecer, não sendo necessária a presença física do gestor o tempo todo em todos os locais.

Resultados

Com a tecnologia da nuvem, os processos ficam muito mais fluidos. É possível até mesmo reduzir as etapas burocráticas desnecessárias. Assim, os funcionários têm acessos mais rápidos e integrados às informações da empresa e dos clientes, facilitando o processo de venda.

De um modo geral, a agilidade proporcionada pela integração que ocorre no call center em nuvem é uma das fortes armas para conquistar os clientes e garantir bons resultados.

Para usufruir disso, é interessante que os agentes passem por um treinamento. Dessa forma, em conjunto com a praticidade da computação em nuvem, agentes bem treinados geram um atendimento ao cliente capaz de converter mais.

Estabilidade e gerenciamento

Os ambientes de hospedagem dos serviços de Contact Center em Cloud já oferecem mecanismos de alta disponibilidade. Isso significa que existe segurança contra falhas de hardware e software. Assim, eles contam com uma infraestrutura capaz de suportar o serviço e não interromper os negócios.

Além disso, toda a responsabilidade de manutenção e de gerenciamento centralizado são de responsabilidade dos fornecedores da solução, o que é uma ótima opção para quem não possui equipe técnica especializada. Aconteceu algum problema na solução? Basta entrar em contato com o fornecedor e ele resolverá o imprevisto.

De modo geral, por si só, a tecnologia não gera melhorias na empresa. É preciso aliar a ela a presença de gestores capacitados, com habilidades para comandar, mesmo quando precisam lidar com as novas formas de operacionalização.

Assim, nas mãos de uma pessoa capaz de administrar, o call center em nuvem é um grande aliado para aumentar a produtividade, as vendas e reduzir qualquer possibilidade de prejuízo que o setor possa vir a ter.

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