Quais as vantagens de implementar BYOD nas empresas?

Quais as vantagens de implementar BYOD nas empresas?

Um gestor eficiente precisa estar sempre de olho nas tendências tecnológicas e funcionais que proporcionem maior eficiência nos negócios e, ao mesmo tempo, satisfação para os colaboradores.

É o seu caso? Então, você vai gostar de saber mais sobre BYOD, uma estratégia que encontra cada vez mais aceitação em ambientes corporativos. Nosso artigo vai mostrar alguns prós e contras para embasar sua decisão de implementar ou não o BYOD em sua empresa. Acompanhe!

Saiba o que é BYOD

Se você não é um iniciante no campo da tecnologia empresarial, provavelmente já ouviu falar em BYOD. A sigla vem da expressão inglesa “Bring your own device” e significa, traduzindo livremente, “Traga seu próprio dispositivo”.

Pode ser, também, que você já tenha se deparado com outras expressões similares, como “Bring your own technology” (BYOT), “Bring your own phone” (BYOP) ou “Bring your own PC” (BYOPC), todas ligadas à mesma estratégia.

No âmbito corporativo, isso quer dizer, simplesmente, que os colaboradores são autorizados e incentivados a usar seus dispositivos tecnológicos pessoais no trabalho, seja seu próprio PC, tablet, laptop ou smartphone.

Pense nas vantagens da implementação do BYOD

Muitas empresas se esforçam para manter tecnologia de ponta para modernizar seus processos, o que exige investimentos consideráveis.

Por outro lado, seus colaboradores estão sempre ávidos por novidades, sonham com dispositivos de última geração e não hesitam em trocar seus equipamentos pessoais sempre que algo mais moderno e avançado é oferecido no mercado.

Sabe o que isso significa? Que a estratégia BYOD leva a empresa a reduzir custos com hardware, licenças de software e manutenção de equipamentos. Os próprios funcionários vão se encarregar de investir no upgrade dos dispositivos pessoais que usarão no trabalho, aliviando o orçamento da organização.

Considere, também, a questão da mobilidade: a equipe não estará mais restrita ao uso dos equipamentos da empresa. Por meio dos próprios dispositivos, os colaboradores poderão executar suas tarefas dentro ou fora do ambiente corporativo, de acordo com sua conveniência.

Outra vantagem é que o nível de satisfação e a produtividade da equipe tendem a aumentar quando os colaboradores trabalham com seus próprios dispositivos. Eles se sentirão mais à vontade e serão mais eficientes ao usar a tecnologia já conhecida, trabalhando em seus equipamentos com configurações personalizadas.

Analise também os riscos

Apesar de ser uma ideia bastante atraente, nem tudo são flores na implementação da estratégia BYOD em uma empresa. Há alguns cuidados que não podem ser negligenciados, principalmente com referência à segurança:

  • os dados corporativos serão acessados em dispositivos não controlados pela empresa, o que pode afetar a confidencialidade;
  • os colaboradores estão sujeitos a perda ou roubo de aparelhos, comprometendo a segurança dos dados corporativos e prejudicando a continuidade dos trabalhos;
  • os dispositivos pessoais estão vulneráveis a ataques cibernéticos e vírus, na falta de bons aplicativos de bloqueio;
  • a possível incompatibilidade entre os dispositivos dos diferentes membros da equipe pode gerar problemas;
  • a empresa precisará adotar uma política criteriosa de gerenciamento, ao implementar o BYOD.

Aumento de produtividade, redução de custos, comodidade, satisfação, maior mobilidade e flexibilidade para os empregados são apenas alguns dos benefícios advindos da implementação da estratégia BYOD.

Adotando uma gestão cuidadosa, capaz de minimizar os possíveis riscos envolvidos, é possível tirar bom proveito dessa tendência em expansão no mundo corporativo.

Agora que você já sabe mais sobre BYOD, não guarde as informações só para você. Use seu dispositivo pessoal para compartilhar nosso artigo em suas redes sociais!

Compartilhe

Live A Reply