Vídeo atendimento: conheça 3 vantagens de usá-lo com seu cliente

Vídeo atendimento: conheça 3 vantagens de usá-lo com seu cliente

O vídeo atendimento surge no mercado para suprir as necessidades dos consumidores que deixavam de utilizar o e-commerce por não haver contato com os vendedores. Esse novo modelo de atendimento consiste em ofertar, além dos canais tradicionais de atendimento, a conversa por meio de videoconferência.

Dessa forma, o cliente tem mais um canal para se comunicar com a empresa, sendo esse canal um diferencial para quem quer ter uma experiência mais direta com o vendedor. Além disso, esse modelo oferece algumas vantagens para a empresa. Confira no post que preparamos!

Vantagens do vídeo atendimento

1. Intensifica o relacionamento com o cliente

Algumas pessoas deixam de fazer uso do e-commerce pela falta de contato humano. Logo, optam por comprar em lojas físicas, pois têm contato com o vendedor e conseguem perceber melhor a opinião dele sobre o produto oferecido.

Somado a isso, os atendimentos automáticos causam muitos transtornos ao consumidor, dificultando assim a relação dele com a empresa.

Neste ponto o videochat tem uma função importante: ele atrai esses consumidores para o e-commerce, oferecendo uma opção ao contato humano e tornando o atendimento mais próximo — atualmente chamado de atendimento humanizado.

A humanização do serviço já é uma tendência atual do setor de atendimento ao cliente. Isso pode ser observado na interação entre as empresas e seus clientes: utilização de uma linguagem menos formal, respostas mais objetivas etc. E ela deve ser acrescentada ao atendimento no videochat.

2. É uma ferramenta para venda dos produtos e serviços da empresa

Você já considerou que alguns clientes deixam de comprar um produto por terem dúvidas sobre ele? Isso significa que nem sempre as informações técnicas e especificações de uso são suficientes para dar segurança ao consumidor. Nesses casos, é importante oferecer um suporte maior para garantir a venda do produto e a satisfação do cliente.

Para esses momentos, o vídeo atendimento pode ser o diferencial que faltava para a empresa. Com ele o consumidor entra em um contato direto com o vendedor e pode tirar todas as dúvidas, recebendo respostas diretas e objetivas, facilitando assim o processo de compra.

3. Reduz os custos de pessoas e agências/lojas físicas

Sem a necessidade de ter vários vendedores em uma loja esperando que clientes apareçam, o videochat é uma ótima estratégia para reduzir os custos de manutenção do negócio.

Com essa ferramenta, o número de pessoas atendendo é menor, uma vez que é possível direcionar os clientes, à medida que vão entrando em contato.

Outro ponto de economia está na loja física. Ela se torna desnecessária, logo, os gastos que antes eram direcionados para esse fim deixam de existir.

Boas práticas no vídeo atendimento

Fornecer atendimento em vídeo não garante o sucesso ou o bom desempenho da empresa no relacionamento com o cliente. Para que essa modalidade de contato seja bem executada é preciso considerar alguns pontos:

  • Respeite as regras de bom atendimento ao cliente;
  • Deixe que o cliente entre em contato como quiser, não restrinja o videochat para a tela do computador;
  • Assegure que o link de internet é suficientemente estável;
  • Monte um código de vestimenta de acordo com a filosofia/posicionamento da empresa;
  • Faça o treinamento de “gestual” e postura em frente à câmera;
  • Tenha cuidado com a iluminação no fundo;
  • Utilize um fundo neutro, como uma parede, banner ou plotagem;
  • Utilize periféricos de qualidade: câmera e headset.

Busque melhorar a experiência do consumidor: mesmo que o atendimento seja feito por meio de vídeo, as regras de bom atendimento ao cliente devem ser respeitadas, logo, as videochamadas podem tornar-se um forte diferencial para a empresa. Ao mesmo tempo, a forma como a empresa é exposta por meio das conversas de vídeo aponta para a necessidade de cuidado maior exigido por essa modalidade.

Entretanto, se os cuidados forem tomados, o vídeo atendimento traz grandes vantagens para a empresa e para a clientela.

Se você gostou do assunto e quer saber mais, acompanhe nossos perfis no FacebookTwitter e LinkedIn!

Compartilhe

Live A Reply