Como a transformação digital no Brasil impacta no mercado de TIC

Como a transformação digital no Brasil impacta no mercado de TIC

Com a ascensão de novas tecnologias nos últimos anos, a transformação digital no Brasil já é realidade. De acordo com dados recentes, um em cada três executivos das maiores empresas da região, já tratam do assunto como base da estratégia de negócio.

Nesse contexto, vale lembrar que a transformação digital nada mais é que o processo pelo qual os negócios utilizam tecnologias para otimizar processos e melhorar resultados. É uma mudança que transforma a área de tecnologia da informação em uma parte central da empresa, exigindo uma mudança profunda na cultura da organização.

No post de hoje, vamos falar sobre a transformação digital no Brasil e como ela vem impactando o mercado de tecnologia. Confira e saiba mais sobre o assunto!

Os desafios da transformação digital no Brasil

Em um mercado cada vez mais competitivo, surgem grandes desafios para agregar novas tecnologias, garantir redução de custos e, ao mesmo tempo, atender às necessidades do negócio diante das dificuldades na infraestrutura brasileira.

Um exemplo, é a baixa qualidade na infraestrutura tecnológica das empresas (internet deficitária) e suas ferramentas disponíveis, impactando diretamente na aplicação de novas soluções. Além disso, existe o chamado “Custo Brasil”, que por muitas vezes caminha com a resistência interna dos funcionários e o temor com a segurança dos dados tratados.

As vantagens competitivas

Os avanços proporcionados pela transformação digital são inegáveis. Ao conduzir o negócio com novas tecnologias, a eficiência é maior, os processos são otimizados e a estrutura da empresa é simplificada.

Além disso, os resultados das mudanças são benéficos para a melhoria da satisfação do cliente por meio de aperfeiçoamento operacional, permitindo que exista uma vantagem competitiva do mercado na medida que a empresa se posiciona de forma avançada digitalmente.

O panorama para os próximos anos

Com a chegada de novas tecnologias, o panorama dos próximos anos é de aceleração do crescimento dessa estratégia. As ferramentas inteligentes, que podem se adaptar aos diferentes negócios, serão responsáveis pelo crescimento dos resultados no futuro do trabalho.

Dessa forma, a internet das coisas, realidade virtual, big data, inteligência artificial e automação, terão destaque nos próximos anos. Portanto, as empresas que adotarem essas tendências, sem dúvida nenhuma, estarão na frente da concorrência.

Os impactos no mercado de TIC

O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é essencial para todos os estágios onde a transformação digital é inserida. Os impactos para o setor são relevantes na medida que o mercado precisa se capacitar para aplicar as mudanças esperadas, enquanto atende as demandas já existentes.

Além disso, o setor se tornará extremamente importante nas decisões do negócio, pois sairão delas a maior parte da jornada em prol dos resultados proporcionados pelo ambiente digital e suas características.

Assim, é possível concluir que apesar de um conceito complexo, já se entende como essencial que os negócios se preparem para a transformação digital no Brasil. Com impactos importantes no mercado de TIC e suas lideranças, o investimento é imprescindível para garantir a operação nos próximos anos.

Quer saber mais sobre as revoluções proporcionadas pela Internet das Coisas e as tendências para 2018? Então confira este post!

Compartilhe

Live A Reply