Telefonia IP: quais são suas principais soluções?

Telefonia IP: quais são suas principais soluções?

A telefonia IP vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, já que possibilita a realização e o recebimento de chamadas telefônicas por meio da internet. Esse serviço apresenta diversas vantagens para o cliente corporativo, especialmente em relação à redução de custos, já que não há a necessidade de utilizar o sistema convencional de telecomunicações para fazer uma ligação.

Quer conhecer um pouco mais sobre as principais soluções dessa tecnologia? Acompanhe:

Arquitetura moderna

Na telefonia convencional, a rede é baseada em grandes centrais interligadas de forma hierárquica. No entanto, seus terminais são fixos e o endereçamento depende da abrangência da rede da operadora.

Já a telefonia IP conta com uma rede plana, que pode ser roteada, transmitindo pacotes de dados e oferecendo mais serviços do que o sistema tradicional.

Seu endereçamento não depende de sua localização geográfica, e as chamadas podem ser realizadas a partir de qualquer terminal que faça parte da rede corporativa, que pode receber/enviar voz, dados e até mesmo imagens.

Audioconferência

A audioconferência é uma das soluções mais interessantes oferecidas pela telefonia IP. Por meio de uma sala virtual, é possível fazer reuniões com pessoas que estejam dentro da empresa ou fora dela.

Isso é interessante porque reduz custos com chamadas, deslocamento e problemas operacionais comuns, como atrasos e trânsito. Todos os colaboradores envolvidos podem participar da audioconferência via internet, independentemente de sua localização geográfica naquele momento. Isso oferece maior mobilidade corporativa.

Painel de ramais

O painel de ramais é uma ferramenta interessante, especialmente para o gestor de TI. Por meio dessa tecnologia, ele consegue visualizar, em tempo real, o status de todos os terminais da organização, as chamadas recebidas e realizadas, além das filas de atendimento.

Com esse recurso, também é possível gerenciar as ligações de forma rápida e precisa. Isso é interessante especialmente para o setor de call center, no qual as ligações são encaminhadas diretamente aos ramais desocupados, evitando a sobrecarga da rede e que o cliente fique muito tempo na fila de espera.

IP Security

Trata-se de uma solução que oferece maior segurança para as empresas que utilizam a telefonia IP. Ela pode operar de 2 formas:

  • transport mode: nesse caso, somente a carga útil do pacote de informações de dados e voz é protegida;
  • tunnel mode: todos os pacotes que transitam pela rede são criptografados, oferecendo segurança total dos dados.

Relatórios gerenciais oferecidos pela telefonia IP

A telefonia IP também oferece relatórios gerenciais, a respeito do atendimento, de ligação e também das operadoras. Eles são extremamente importantes para o gestor, uma vez que, por meio deles, é possível saber a quantidade de ligações feitas para números móveis e fixos, sua média de duração e os horários em que elas ocorreram.

No call center, os relatórios gerenciais apontam o tempo médio de cada atendimento, a quantidade de ligações recebidas no total, quantas delas foram atendidas por agente, dentre outras informações. Assim, eles oferecem muito mais informações que a fatura da operadora, que só permite a visualização das ligações realizadas e seus respectivos valores.

Além das soluções já mencionadas, a telefonia IP sai muito à frente do modelo convencional, já que oferece uma gama de serviços bem mais interessante e ampla do que os oferecidos pelas principais operadoras de telecomunicações. Ainda, sua infraestrutura é mais simples, contribuindo para reduzir ainda mais custos e elevar a qualidade do sistema de telefonia corporativo.

Você gostou deste conteúdo sobre telefonia IP? Já pensou em utilizar essa tecnologia no seu negócio? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente e com os nossos demais leitores a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Compartilhe

Live A Reply