Com a crise política e econômica que assola o país, os gestores vêm buscando alternativas inteligentes para reduzir custos e melhorar o aproveitamento dos seus recursos. Nas áreas de TI e telecomunicações, o TEM (Telecom Expense Management) pode ser o melhor método para isso.
Mas você sabe o que é TEM e como aplicá-lo na sua empresa? A partir de agora, você entenderá o método e aprenderá como usá-lo a favor do seu negócio. Acompanhe!
O que é TEM?
TEM, ao pé da letra, significa “Gestão de Despesas em Telecomunicações”. Ele ajuda as organizações a gerenciarem as despesas fixas de telefonia bem como de internet fixa e móvel, tudo em uma única plataforma.
Assim, é possível ter um controle maior e mais simplificado sobre os serviços de TI e telecomunicações que a empresa contratou, já que o foco é identificar desperdícios, oportunidades de redução de despesas e formas de otimizar o uso dos serviços entregues pelo fornecedor.
Entre os principais benefícios oferecidos pelo TEM, podemos citar:
- permite formar um banco de dados único, melhorando a visão e gerenciamento de estoques e serviços;
- ajuda a empresa obter mais de sua infraestrutura de TI existente;
- melhora o gerenciamento de fornecedores.
Quais são as subdivisões do TEM?
A metodologia TEM se subdivide em duas categorias principais. São elas:
MDM (Mobile Device Management)
Foca no planejamento e controle do uso de dispositivos móveis. Geralmente, é feito por meio de um aplicativo específico, que permite aos gestores administrar os dados e a segurança dos endpoints (notebooks, tablets, smartphones, etc.)
WEN (Wireless Expense Management)
Foca no planejamento e controle dos serviços de comunicação móvel. Ou seja, todo serviço de telefonia e internet sem fio utilizado pelos dispositivos móveis são gerenciados para uma maior controle de despesas com esses tipos de serviços.
Como aplicar o TEM?
Aplicar o Telecom Expense Management não é uma tarefa tão difícil, mas vai exigir planejamento, organização e empenho por parte dos gestores envolvidos. Veja agora algumas dicas de como fazer isso em diferentes áreas:
Infraestrutura de TI
Padronize e integre os equipamentos de TI e telecomunicações para evitar problemas de incompatibilidade técnica e de serviços utilizados. Isso deve ajudar a reduzir custos com compras equivocadas e eliminar a necessidade de manutenções e atualizações para adequá-los a sua infraestrutura.
Independentemente de você ter um Data Center local, uma infraestrutura na nuvem (cloud computing) ou uma mescla dos dois, a integração será fundamental para melhorar o gerenciamento das despesas e aumentar a produtividade.
Telefonia
- Fixa: Tenha um sistema de tarifação que esteja vinculado ao PABX para monitorar o uso dos serviços de telefonia fixa em cada departamento da empresa. Assim, você pode mapear as discagens e inibir ligações particulares feitas pelos colaboradores, passando a cobrar deles essas despesas.
- Móvel: Monitore as ligações realizadas por operadora de forma independente para descobrir qual delas oferece o melhor custo x benefício para a sua empresa. Se preferir alguma que não tenha essa relação tão boa, pode negociar para tornar os serviços dela mais vantajosos.
Essas medidas contribuirão para que os colaboradores não usem os aparelhos fixos e móveis da empresa em suas ligações particulares e ajudarão os gestores a descobrir e contestar cobranças indevidas lançadas pelas operadoras nas faturas.
Serviços de Internet
Em vez de adotar a banda larga comum, você pode implementar o uso da internet dedicada na sua empresa. Como ela disponibiliza canais exclusivos para o tráfego de dados, os envios e recebimentos de informações ficam mais rápidos, agilizando as operações da empresa.
A segurança é outra questão interessante aqui, já que o Wi-Fi disponível para visitantes pode ser isolado da rede lógica interna, reduzindo a necessidade de se investir em sistemas de segurança da informação.
Como você pode ver, colocar uma estratégia Telecom Expense Management não é uma tarefa tão complexa. No entanto, o ideal é ter o apoio de uma empresa especializada no assunto para garantir que tudo corra bem e você realmente alcance os benefícios da estratégia. De quebra, isso pode ser um forte diferencial competitivo diante da concorrência.
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