Já imaginou poder efetuar e receber ligações por meio da internet sem precisar de um telefone real? Pois então, isso já é possível por meio do Softphone.
O uso dessa ferramenta representa uma considerável redução de gastos em telefonia e pode ser muito útil para empresas que buscam mobilidade entre os usuários. Saiba mais sobre o Softphone e confira algumas vantagens desse software. Boa leitura!
O que é o Softphone?
Trata-se de um software que é fornecido por operadoras VoIP e pode ser instalado em um computador, tablet, aparelho celular ou notebook para que se transformem em um ramal remoto. Estamos falando de uma tecnologia que reduz os custos com as ligações e que não precisa de um dispositivo muito potente para ser utilizado.
Os pré-requisitos são mínimos: ter espaço para a instalação, uma plataforma Android, Windows, MAC ou IOS que estão disponíveis no mercado e acesso à internet para que o dispositivo se conecte ao sistema de telefonia. Então, instalado o software, basta utilizar o teclado para discar e o aparelho com o Softphone executará as suas funções.
Quais as vantagens do Softphone?
Flexibilidade
Utilizando uma rede VoIP, a empresa poderá instalar um Softphone em todos os seus dispositivos móveis e fornecer aos seus funcionários um headset de qualidade. E, como esse software funciona por meio da internet, os ramais não necessitam ser fixos em determinados lugares.
Essa é uma das grandes vantagens em ter um ramal remoto, já que o profissional não precisa necessariamente estar em sua mesa de trabalho para realizar ou receber ligações, além de poder trabalhar fora do seu horário comercial. Pode ser na rua, em casa, viajando, no shopping ou em qualquer outro lugar, o colaborador poderá fazer e receber chamadas de voz ou de vídeo.
Redução de custos com telefonia
Os Softphones oferecem recursos comuns aos da telefonia tradicional, como: videoconferências, troca de mensagens, chamada em espera, reencaminhamento de chamadas, entre outros.
E sabe qual é a vantagem principal em comparação à convencional? A grande redução de custos, tanto para usuários comuns quanto para a empresa, devido ao fato do Softphone utilizar a internet para a comunicação e ter tarifas muito baixas.
Imagine o aumento do custo das ligações de longa distância quando os colaboradores estão viajando, o custo do atendimento ao cliente que mora no exterior ou até mesmo os clientes que não são atendidos por motivo de viagem do profissional. Prejuízos que não existem com essa nova tecnologia, não é mesmo?
A utilização do Softphone vai solucionar todos esses problemas e ajudar a sua empresa a atender todas as demandas sem depender de uma estrutura física que não oferece mobilidade.
Economia em custos de instalação
O Softphone usará apenas o dispositivo e a própria rede interna de internet que existir no local, portanto, você não vai precisar contratar serviços de instalações, como aparelhos e fiação, e nem pagar por eles.
É possível que sua empresa crie um número virtual para ficar disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo assim, ter ligação com um telefone fixo em outro local sem precisar de instalações físicas para isso. É como se a empresa tivesse uma filial e você pudesse atender o cliente de qualquer local. Prático, não é?
Outra vantagem é que o Softphone possibilita o armazenamento de seus contatos atrelados a sua conta, o que significa que você pode estar do outro lado do mundo e ainda assim continuará tendo acesso e sendo acessível.
Facilidade de uso
Trata-se de um software sem segredos no manuseio. O uso de fácil compreensão torna possível a multitarefa. Se você gosta de realizar vários trabalhos ao mesmo tempo, um Softphone vai facilitar a sua rotina. Enquanto você estiver utilizando-o, poderá tranquilamente continuar navegando na Internet.
Recursos como o Softphone são essenciais para que a sua empresa economize com custos de telefonia, sem limitações e aproveitando os melhores avanços tecnológicos que a ferramenta proporciona.
Se você curtiu este texto sobre o Softphone e quer acrescentar alguma ideia, deixe um comentário aqui no post e compartilhe a sua opinião!