Cloud PBX: o que é e como funciona essa tecnologia? Para você que busca otimizar a comunicação corporativa de voz da sua empresa, a compreensão do funcionamento de tecnologias como Cloud PBX é essencial.
Afinal de contas, tais diferenças cumprem um papel muito importante na maneira como os seus clientes recebem atendimento, além da performance do serviço. Neste post, desvendamos todos os mistérios do Cloud PBX para que você identifique as vantagens da tecnologia dentro do cenário corporativo. Confira!
O que é Cloud PBX?
O Cloud PBX é um sistema de PBX que funciona baseado na ajuda da computação em nuvem. Seu objetivo consiste em entregar características similares às dos PBXs tradicionais, executando a distribuição de uma única linha telefônica em vários ramais.
No entanto, o Cloud PBX possui vantagens únicas, que fazem com que ele seja a tecnologia mais indicada para quem está pensando em reestruturar a central de telefonia.
O Cloud PBX opera com sistemas de voz sobre IP (VoIP), mas também permite conectar aparelhos analógicos. De quebra, permite a realização de ligações via internet a partir de múltiplos dispositivos, utilizando um mesmo número de origem.
Se o PBX tradicional é composto principalmente por hardware, o Cloud PBX representa uma solução de software que possibilita a utilização de tablets, celulares, telefones e computadores.
Essa solução de SaaS (Software as a Service) torna possível que todos os recursos de telefonia da sua empresa sejam acessados pela internet, sem a necessidade de um aparelho físico nas premissas. Entre as grandes vantagens do PBX figuram:
- menores despesas de manutenção;
- custo reduzido de chamadas;
- diminuição das despesas de telefonia mesmo entre os ramais da empresa;
- flexibilidade para escalar a solução.
Quais as vantagens do Cloud PBX?
Além das vantagens citadas no tópico anterior, o Cloud PBX também está relacionado ao ganho de produtividade da equipe e ao atendimento mais eficiente para os clientes. Falaremos um pouco melhor sobre esses dois benefícios a seguir.
Redução de custos
A primeira e principal vantagem de Cloud PBX diz respeito ao custo reduzido de telefonia para a sua empresa. Em vez de pagar por ligação, a tecnologia tem um valor de implementação e ligações ilimitadas, feitas utilizando apenas a sua conexão com a internet.
Isso significa a ausência da obrigatoriedade de pagar por chamadas locais ou de longa distância e fazer tantas delas quanto for necessário para atingir as metas do negócio.
Mobilidade e flexibilidade
Outro ponto importante do Cloud PBX reside na mobilidade. Com o recurso, é possível utilizar qualquer dispositivo e origem para fazer ligações de uma mesma linha.
Não importa se você usa um tablet, um smartphone ou um computador: seus colaboradores terão acesso aos mesmos ramais de um PBX convencional, sem falar nas já abordadas ligações ilimitadas.
Isso agrega uma excelente dose de flexibilidade para escalar as suas necessidades de telefonia quando precisar. Basta adicionar um novo usuário ao sistema e pronto: ele garante acesso a todos os recursos dos quais precisa.
Segurança da informação
Outro ponto importante é a segurança da informação. A tecnologia consegue proteger muito melhor as comunicações da empresa com clientes e parceiros, já que todas passam pelo processo de criptografia.
Gravação e monitoramento de chamadas consistem em outras medidas facilitadas com os sistemas Cloud PBX e que influenciam na segurança das telecomunicações do seu negócio.
Produtividade
Já que os servidores ficam na nuvem, o trabalhador pode se conectar a eles a partir de qualquer dispositivo ou computador, sem depender do lugar, e trabalhar como se estivesse na empresa. Basta informar o IP, a senha e o ramal a que deseja entrar em contato.
Ademais, por estar conectado a todos os sistemas da empresa via integração, o colaborador tem acesso às informações de clientes com mais facilidade, o que agrega agilidade, eficiência e produtividade aos atendimentos.
Custo de manutenção
Se um PBX tradicional pode apresentar problemas como inatividade e falhas de rede que paralisam o negócio e geram custos surpresa de manutenção, o Cloud PBX elimina esses contratempos de uma vez por todas.
Embora o sistema também falhe de vez em quando, a frequência de erros é bem menor. As atualizações de software resolvem boa parte dos problemas, e a duplicidade de sistemas — ou seja, a existência de um sistema backup — garante que você não fique na mão, com acionamento automático em caso de pane ou imprevistos na rede.
O que é preciso para usar Cloud PBX?
Gostou de conhecer a solução e quer saber do que é preciso para implementá-la na sua empresa? Confira o passo a passo do Cloud PBX.
Passo 1: verifique a sua infraestrutura de rede
Como o Cloud PBX funciona sobre a internet (voz sobre IP), é necessário que a sua conexão seja qualificada o bastante para carregar as ligações. Para isso, exige-se algo entre 16 e 64 kbps de velocidade dedicada por ligação.
Pode ser uma boa ideia investir em um link dedicado ao PBX, garantindo a disponibilidade da tecnologia com um funcionamento satisfatório.
Passo 2: confira seus dispositivos
O Cloud PBX não demanda um telefone para funcionar, mas mesmo assim se fazem necessários dispositivos — que já podem integrar a malha de redes da empresa — para realizar a comunicação.
Smartphones, computadores e tablets funcionam de modo adequado com o PBX. Entretanto, em alguns casos você pode investir em telefones IP ou adaptar os seus aparelhos analógicos a adaptadores ATA em busca de uma transição sem dores.
Passo 3: avalie a compatibilidade de software
O software é a parte mais importante do Cloud PBX e, portanto, deve ser compatível com os equipamentos que a empresa possui.
A interface do sistema PBX precisa rodar de maneira tranquila nos seus computadores, smartphones e tablets. Além disso, é necessário promover um teste para averiguar a possibilidade.
Passo 4: adquira uma linha VoIP
Por último, realizadas todas as adaptações que mencionamos até aqui, basta adquirir uma linha VoIP e um sistema Cloud PBX.
Eles desempenharão um papel fundamental para que a tecnologia funcione corretamente na empresa.
O Cloud PBX na nuvem é uma solução intuitiva, prática e econômica para as necessidades de telefonia da sua empresa ou contact center. Por isso, cada vez mais empresas utilizam o recurso para alimentar linhas telefônicas.
Gostou de conhecer melhor o Cloud PBX? Ainda ficou com dúvidas? Não se esqueça de deixar um comentário no post!