Disponibilizar a rede Wi-Fi para os seus clientes já foi considerado um grande diferencial competitivo. Entretanto, hoje é considerado tão básico quanto um bom atendimento. Os hotspots são mecanismos extremamente importantes para o seu negócio, pois não são apenas uma simples cortesia. Na verdade, eles também são utilizados de maneira estratégica, coletando informações importantes sobre seus usuários, além de oferecer descontos, ofertas e outras promoções que promovam a conversão do consumidor.
Sendo assim, quanto mais se investir nisso, maiores serão as chances de gerar oportunidades comerciais. E para isso, é fundamental trabalhar com uma solução de qualidade e de segurança.
Quer saber mais como funciona e como contratar? Então aproveite este artigo, pois explicaremos o que você mais precisa saber sobre o assunto e onde encontrar a solução ideal. Confira!
O que é o Hotspot?
É basicamente impossível viver sem internet nos dias de hoje, e é pensando nisso que o hotspot atua. Ele tem como objetivo oferecer a internet em estabelecimentos comerciais como restaurantes, shoppings, hospitais, farmácias e, até mesmo, locais públicos — como aeroportos e edifícios governamentais — gratuitamente.
Entretanto, diferentemente de apenas disponibilizar uma rede comum com uma senha, esse tipo de ponto de acesso elimina a necessidade do usuário ter uma conta. A ativação da rede é feita por um acesso exclusivo do estabelecimento, possibilitando o consumo da internet. Em contrapartida, quem oferece esse tipo de benefício aos seus consumidores conseguirá fazer a gestão dessa internet. Com isso, as empresas obtêm informações que podem ser utilizadas de diferentes maneiras em prol dos resultados do negócio.
Quais são as vantagens do Hotspot?
Os hotspots são benéficos por permitirem que a empresa faça a gestão dos dados coletados de acordo com os acessos gerados — alguns deles são: nome, e-mail, telefone, entre outros. Esses tipos de informações são fundamentais para quem deseja trabalhar estratégias de marketing. Além disso, alguns pontos de acesso à internet permitem o cadastro por meio de redes sociais como Facebook e Google. Com isso, é possível coletar muitos outros tipos de dados, como comportamentos, faixa etária, gêneros, etc.
Na construção de campanhas de marketing, a partir dessa lista de clientes cadastrados, podemos importá-los como promoções, descontos, vantagens exclusivas, entre outros. E isso tudo pode ser feito de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou seja, a Lei 13.709/2018.
Ao criar o seu primeiro cadastro, o usuário precisa aceitar os termos de uso, que mencionam o compartilhamento de informações ao provedor quando criado o cadastro. Diferentemente de apenas compartilhar uma rede de Wi-Fi com senha, que além de não permitir fazer a gestão segura e eficiente dos dados, não permite que os estabelecimentos coletem dados importantes para o trabalho. Isso também é fundamental para empresas que buscam melhorar o relacionamento com seus consumidores de diferentes maneiras.
Como o Hotspot funciona?
O uso da conexão Wi-Fi pode ser feita em qualquer dispositivo móvel, como notebooks, smartphones, tablets, relógios e outros aparelhos inteligentes.
Esses aparelhos também podem ser utilizados como hotspot, uma vez que consegue rotear o sinal e compartilhar os seus próprios dados com outras pessoas. Entretanto, em estabelecimentos comerciais e locais públicos, é recomendado utilizar equipamentos específicos, geralmente de provedores voltados para essa função, que também oferecem sistemas de gestão do sinal.
Diferentemente de um roteador, ao se conectar na rede — geralmente sem nenhuma senha —, o usuário é levado para a autenticação em alguma pagina de captura (captive portal), que é uma parte do sistema responsável pela gestão dos acessos e dados provenientes deles.
Para quem o Hotspot é indicado?
De maneira geral, esse tipo de funcionalidade é mais indicada para uso comercial. Sua aplicação em residências não faz muito sentido, uma vez que o sinal é aberto e de uso próprio, não havendo nenhuma necessidade de gestão das informações dos acessos.
Além disso, é recomendado para empresas que querem aproveitar a cortesia oferecida aos seus clientes em troca de informações que serão fundamentais para criação de estratégias comerciais, como disparos de e-mail marketing, criação de públicos para remarketing e, até mesmo, avaliação de satisfação do serviço ou produto, atendimento e da qualidade da rede.
Como contratar o Hotspot da Alctel?
A solução da Alctel é referência no mercado, já que ela vai muito além dos demais hotspots do mercado. Com ela, é possível fazer uma gestão muito mais eficiente dos dados, garantindo que todos eles estejam em conformidade com a LGPD, além de otimizar a experiência do consumidor no acesso.
É uma solução de fácil implementação e configuração, permitindo a integração com diversos outros tipos de sistemas, como o Microsoft AD e WhatsApp, por exemplo — esse último facilita a comunicação entre empresa e seus consumidores.
Por que escolher a Alctel e não outra empresa do ramo?
A solução da Alctel não é apenas um sistema de gestão de rede Wi-Fi, ele é muito mais que isso. São diversas funcionalidades encontradas, como:
- Gestão de Tráfego – Veja em tempo real quem são as pessoas conectadas à sua rede;
- Monetização – Você poderá criar planos de consumo de internet e através de cartão de crédito ou cupom, seu cliente poderá navegar conforme o plano solicitado;
- E-mail mkt e SMS – Uma excelente ferramenta de comunicação com o seu cliente. Você poderá enviar mensagens, vouchers ou e-mail marketing. Permitindo que seu cliente fiquei informado sobre novidades e ações de marketing;
- Campanhas Personalizadas – Crie campanhas de vídeos ou banners, para interagir e surpreender com seu cliente;
- Cuponagem – Tenha uma plataforma completa de gestão de vouchers, cupons de desconto, crossbranding e captação de leads;
- Pesquisa Orgânica – Você poderá fazer perguntas diretamente nos aparelhos de seus clientes e colaboradores, obtendo um feedback sobre seus serviços e atendimento;
- Comunicação Interna – Tenha uma comunicação interna mais rápida e assertiva dentro de uma plataforma com todos os seus colaboradores.
Com essas e outras soluções, o seu negócio conseguirá fazer a análise de todos os dados ligados às funcionalidades da ferramenta, permitindo tomadas de decisões mais precisas. Esse resultado é ainda maior quando utilizamos um sistema CRM integrado, possibilitando trabalhar com o usuário em outras formas de conversão de vendas.
Para quem quer ir muito além de apresentar um simples benefício ao consumidor, o hotspot da Alcatel é fundamental. Com esse investimento em tecnologia, você poderá fazer uma gestão segura e efetiva dos dados coletados e trabalhar diferentes maneiras de estreitar o relacionamento com o consumidor, oferecendo serviços de qualidade a partir de um sistema completo e único no mercado.
Quer saber mais sobre a nossa soluções, entender melhor sobre preços e como funciona a implementação da ferramenta? Então, entre em contato conosco agora mesmo!